Bombinhas terá a primeira vinícola subaquática do Brasil

Bombinhas é referência em todo o país por suas belezas raras e atraentes localizada no litoral Catarinense. Tendo grande destaque no meio turístico, gastronômico e por ser a capital brasileira do mergulho ecológico. Mas você sabia que Bombinhas terá a primeira Vinícola Subaquática do Brasil?

Ânfora da marca croata Endivovina, envelhecida no fundo do mar (Foto: Reprodução, Edivovina)

Mas o que é uma vinícola subaquática e como surgiu essa pratica?

Uma vinícola subaquática acontece quando são submergidas garrafas de vinhos em ânforas de envelhecimento, tanques de inox, em ovos de concreto. Estudiosos do vinho adoram testar novidades que tragam aos apreciadores sensações únicas no aroma e sabor da bebida é a mais nova novidade da área.



A pratica se iniciou a 10 anos quando mergulhadores encontraram um navio naufragado no Mar Báltico, na costa da Finlândia, mais de 160 garrafas de champanhe. Dentre elas, havia garrafas de Veuve Clicquot do século 19, datadas por pesquisadores serem dos anos entre 1839 e 1841. O champanhe que passou por quase dois séculos submerso chamou atenção dos enólogos e foram leiloadas por valores próximos a US$ 15 mil.

Como surgiu essa ideia em Bombinhas?

Uma parceria entre uma empresa de mergulho da cidade em conjunto com vinicultores da serra obteve apoio da prefeitura municipal, que levará Santa Catarina a ser a primeira cidade brasileira e uma das 10 do mundo a ter uma adega subaquática para maturação de vinho.


Foto: Secom Bombinhas/Divulgação

Após o desenvolvimento da proposta de implementação foi feita uma conexão entre a empresa do litoral e a associação de vinicultores de altitude firmando um contrato de parceria. Será a união do turismo da Serra e do mar. Colocando assim a cidade na Rota dos Vinhos.

Quando começa o processo de submersão e onde encontrar para degustação?

Se tem a expectativa de que até o mês de novembro os vinhos já estejam submergidos em uma área autorizada para este fim. Cada vinícola que aderir ao projeto deverá incluir dois rótulos, um tinto e um branco. As vendas serão feitas em lojas especializadas e nos melhores restaurantes da cidade. A proposta é agregar um novo programa de turismo na cidade, onde os mergulhadores poderão fazer a pratica do mergulho para escolher os seus vinhos direto do fundo do mar. Também está nos planos a instalação, no futuro, de um Winebar aquático em Bombinhas.

Ubicación

Calle Rio Passa Vinte, 110

Playa de Zimbros
Bombinhas – SC / Brasil

CEP: 88215-000